Comitiva do GPB é recebida pela direção do ICMBio em Brasília
Atualizado: 15 de jul. de 2021
Uma comitiva do Grupo Pró-Babitonga, acompanhada do representante da comissão de acompanhamento (Luiz Ernesto Trein-IBAMA), foi recebida pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, em Brasília, na semana passada. Também participaram do encontro o diretor de criação de Unidades de Conservação, Ricardo Brochado, o diretor substituto de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento de Biodiversidade, Fernando Dal’ Ava e a assessora da presidência, Fabiana de Oliveira Hessel. A apresentação dos resultados das atividades conduzidas pelo projeto Babitonga Ativa foi bem recebida pelos representantes do órgão federal, que avaliaram muito positivamente a qualidade e a quantidade de materiais que agora se fazem disponíveis para auxiliar e orientar a gestão ambiental pública no Ecossistema Babitonga.
Especial atenção foi dispendida na apresentação do processo de construção e operação do GPB. Também foi apresentada a segunda edição do Diagnóstico socioambiental e registros da coleta de dados realizada durante a bateria de oficinas de planejamento espacial marinho.
Os servidores do ICMBio consideram que o material técnico disponível é mais que suficiente para a criação de uma unidade de conservação. Nesse sentido, reforçou a importância da ordem de serviço emitida aos servidores do ICMBio de Santa Catarina, que seguirão acompanhando as atividades do GPB e dialogando sobre os possíveis cenários para contribuir com a gestão do Ecossistema Babitonga, que incluem a criação de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável.